Rádio Atalaia FM
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
82993138001
Câmara dos Deputados Câmara dos Deputados

Projeto permite venda de imóveis sem concordância do cônjuge

Relator propõe que as entidades privadas de saúde sejam autorizadas a comprar vacinas, mas terão de doar metade das compras ao SUS

23/02/2021 20h40
3
Por: ADMINISTRADOR Fonte: Agência Câmara de Notícias
Bibo Nunes: objetivo é garantir o respeito ao direito de propriedade - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)
Bibo Nunes: objetivo é garantir o respeito ao direito de propriedade - (Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados)

O Projeto de Lei 5022/20 altera o Código Civil para permitir que um dos cônjuges venda bens imóveis sem a autorização do outro sempre que o imóvel contar com cláusula que o impeça de se comunicar com o patrimônio do casal. A legislação em vigor só permite a venda sem autorização do cônjuge quando o regime de partilha adotado é o de separação absoluta de bens. A proposta tramita na Câmara dos Deputados.

Autor do projeto, o deputado Bibo Nunes (PSL-RS) diz que o objetivo da alteração é garantir o respeito ao direito de propriedade e a liberdade do proprietário de dispor do bem sem a anuência terceiros.

“No que toca à alienação ou oneração de bens imóveis gravados com a cláusula que o separe do patrimônio comum do casal, é perceptível o questionamento quanto a necessidade da anuência do cônjuge, tendo em vista que este bem pertence exclusivamente a um dos cônjuges”, diz a justificativa que acompanha o projeto.

Tramitação
O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Seguridade Social e Família e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Ele1 - Criar site de notícias