Rádio Atalaia FM
Domingo, 28 de Fevereiro de 2021
82993138001
ALAGOAS AVANÇO NO ESTADO

Governo de Alagoas vai lançar novo conceito de acesso a dados para a população

Governo de Alagoas vai lançar novo conceito de acesso a dados para a população

25/01/2021 10h40
3.779
Por: ADMINISTRADOR Fonte: AGENCIA ALAGOAS
ACESSORIA
ACESSORIA

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), vai disponibilizar nesta terça-feira (26) à população uma grande reformulação no Portal Alagoas em Dados, que passa a atuar como uma plataforma de informações estratégicas, universalizando todos os dados sobre Alagoas, bem como facilitando o acesso e a interpretação dessas informações para todos os públicos através de visualizações e painéis interativos.

A iniciativa, que é conduzida pela Superintendência da Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), é mais uma inovação que garante transparência, subsidia pesquisas e contribui para a implementação de políticas públicas por parte do setor público.

Reunindo diversos dados de infraestrutura, saúde, economia, trabalho e emprego, entre outros, a ferramenta contempla estruturas em formato de painel, onde o usuário pode acessar as informações estatísticas, socioeconômicas e espaciais de forma prática, além de ter à disposição filtros e gráficos intuitivos. Um dos painéis inéditos que será divulgado em primeira mão é o “Grotas de Maceió”, composto também com os resultados obtidos pelo Mapa Rápido Participativo das Grotas feito pelo Governo de Alagoas em parceria com o ONU-Habitat,  na identificação e diagnóstico dos assentamentos urbanos de Maceió.

O lançamento, que será realizado de forma presencial, acontecerá no auditório da Escola de Governo de Alagoas e deve reunir técnicos da gestão pública, da sociedade civil, da academia, dos municípios, especialistas em dados, docentes e discentes, jornalistas e a sociedade em geral. Por conta da pandemia, para ter acesso ao local, será preciso uma inscrição prévia, além de estar seguindo todos os protocolos sanitários, como o distanciamento social, o uso de máscara e de álcool em gel.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Ele1 - Criar site de notícias