Rádio Atalaia FM
Domingo, 24 de Janeiro de 2021
82993138001
ALAGOAS MAIS COMODIDADE

Saiba como emitir documentos digitais de trânsito disponibilizados pelo Detran/AL

Saiba como emitir documentos digitais de trânsito disponibilizados pelo Detran/AL

11/01/2021 10h20
2.395
Por: ADMINISTRADOR Fonte: AGENCIA ALAGOAS
ACESSORIA
ACESSORIA

Desde a implantação da Carteira Digital de Trânsito (CDT) em todo o território nacional, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) foi um dos pioneiros do Brasil em disponibilizar o aplicativo, eleito o melhor serviço do governo brasileiro. 

Alagoas foi o terceiro estado do Brasil a disponibilizar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital, em novembro de 2017. De lá pra cá, 105.992 condutores tiveram acesso à versão on-line da CNH, que traz mais conforto, praticidade e segurança graças aos dados criptografados.

Além da CNH digital, o aplicativo CDT também disponibiliza a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento (CRLV), documento de porte obrigatório que já foi baixado em Alagoas por 110.106 proprietários de veículos desde o seu lançamento, em abril do ano passado. Os dois modelos têm o mesmo valor jurídico do documento impresso e podem ser apresentados em fiscalizações.

Para o diretor-presidente da autarquia, Adrualdo Catão, o aplicativo oferece mais desburocratização e diminui a necessidade do cidadão se deslocar ao atendimento. “Dessa forma, ele poupa tempo. Essa é a nossa meta e, aos poucos, estamos eliminando a burocracia para facilitar a vida do nosso usuário”, afirma.

A condutora Maria Alliny ressalta a praticidade de possuir os dois documentos no smartphone. “Quando esqueço o documento físico, fico tranquila pois sei que possuo os documentos no celular. Já utilizei várias e achei bem prático. O agente de trânsito fez a leitura pelo Qr Code e tudo certo”, disse.

Como baixar

O aplicativo do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) foi desenvolvido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) está disponível gratuitamente para Android (Google Play) e IOS (Apple Store), e também informa sobre o vencimento da habilitação, validade e pontuação por infrações.

Após baixar o aplicativo, o usuário deverá realizar o cadastro e receberá um e-mail para efetivar o procedimento. Quem desejar baixar a CNH digital deve fazer login no aplicativo e clicar em “adicionar documento”, selecionando a opção da CNH Digital. 

No próximo passo, o usuário deve primeiro usar o seu dispositivo móvel para ler o QR Code, que fica na parte interna da CNH em papel. Depois, ele fará um movimento físico de reconhecimento facial, lido pela câmera frontal do celular, para garantir a identificação correta do usuário.

Depois de confirmar a validação, será necessário informar o número de telefone celular e logo o aplicativo solicitará que o usuário crie uma senha de quatro dígitos, uma chave de acesso que deverá ser digitada toda vez que o documento online for utilizado. A CNH Digital poderá ser acessada pelo dispositivo móvel mesmo off-line, ou seja, sem conexão com a internet.

Já para baixar o CRLV digital, o proprietário deverá fazer login no aplicativo e informar o número do Renavam e o código de segurança do Certificado de Registro de Veículo (CRV), antigo Documento Único de Transferência (DUT). Condutores que ainda quiserem ter em mãos a versão impressa do documento podem acessar o site do Detran de Alagoas (detran.al.gov.br) e imprimir quantas vezes quiserem e de onde desejarem.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Ele1 - Criar site de notícias