Rádio Atalaia FM
Segunda, 26 de Outubro de 2020
82993138001
ALAGOAS AVANÇO NA SAUDE

Alagoas deve registrar 620 novos casos de câncer de mama até o fim do ano, alerta Sesau

Alagoas deve registrar 620 novos casos de câncer de mama até o fim do ano, alerta Sesau

09/10/2020 08h51
5.227
Por: ADMINISTRADOR Fonte: AGENCIA ALAGOAS
ACESSORIA
ACESSORIA

Até o fim do ano Alagoas deve contabilizar a triste marca de 620 novos casos de câncer de mama, segundo alerta a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A estimativa foi divulgada pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde (MS), durante o lançamento da Campanha Outubro Rosa 2020, que tem como slogan “Cuidado com as mamas, carinho com o seu corpo”.

Do total de casos de câncer de mama estimados para Alagoas, 290 deles devem ser diagnosticados em Maceió e os outros 330 nos 101 municípios do interior do Estado. Mas, mesmo diante do número que parece assustador, a doença tem cura, principalmente quando diagnosticada precocemente, através da realização da mamografia de rastreamento, que deve ser realizada a cada dois anos, pelas mulheres entre 50 a 69 anos, conforme preconiza o MS.

Além do autoexame da mama, a mamografia de rastreamento a partir dos 50 anos é uma importante medida a ser adotada contra o câncer

Para isso, as mulheres nesta faixa etária devem se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, onde o médico ou enfermeiro do Programa Saúde da Família (PSF) irá prescrever o exame, conforme orienta a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Sesau, Carmen Nascimento. “Esta medida preventiva deve ser seguida por todas as mulheres que chegaram aos 50 anos. Mas, antes desta idade, é importante o auto exame das mamas, procurando sempre esclarecimento de um profissional de saúde ao perceber alguma alteração suspeita”, recomenda.

Carmen Nascimento ressalta que os profissionais que atuam no PSF estão treinados para orientar as mulheres e identificar àquelas diagnosticadas com lesões precursoras do câncer de mama. “Com isso, será assegurado um início de tratamento adequado e oportuno, garantindo um potencial de cura e qualidade de vida em 94% dos casos de câncer de mama”, salienta, ao informar que o tema foi tratado durante o Webnário Saúde da Mulher x Câncer de Mama, realizado na quarta-feira (7).

Campanha Outubro Rosa incentiva a adoção de medidas de prevenção ao câncer de mama

Mamografias – A coordenadora do Programa de Saúde da Mulher da Sesau chamou atenção para a redução de mamografias realizadas em Alagoas este ano. Segundo ressalta Carmem Nascimento, em razão da pandemia da Covid-19, o número de exames passou de 49.280 em 2019 para 10.600 este ano e, por isso, o Outubro Rosa tem o propósito de alertar as mulheres para a necessidade de se cuidar e investir na prevenção de uma doença que pode ser evitada.

Carmem Nascimento diz que medidas preventivas reduzem em até 28% o risco da doença

“Além de investir em uma alimentação saudável, a pratica regular de atividade física, manutenção do peso corporal adequado e da não ingestão ou redução do consumo de bebida alcoólica reduzem em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama, segundo aponta o Inca. Mas, é importante salientar que, existem fatores de risco para da doença, como a menstruação precoce, menopausa tardia, uso de contraceptivos orais e da terapia de reposição hormonal pós-menopausa, além do histórico de câncer na família”, informa Carmem Nascimento.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Atalaia - AL
Atualizado às 03h13 - Fonte: Climatempo
22°
Pancada de chuva

Mín. 22° Máx. 30°

22° Sensação
17.9 km/h Vento
91.3% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (27/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 22° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Quarta (28/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 31°

Sol com algumas nuvens
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias