Rádio Atalaia FM
Terça, 22 de Setembro de 2020
82993138001
ALAGOAS AVANÇO NO TURISMO

CNIA propõe parcerias com Ásia e Argentina para estimular inserção de AL no mercado externo

CNIA propõe parcerias com Ásia e Argentina para estimular inserção de AL no mercado externo

29/08/2020 14h40
6.383
Por: ADMINISTRADOR Fonte: AGENCIA ALAGOAS
ACESSORIA
ACESSORIA

A apresentação do primeiro trabalho da Câmara de Negócios Internacionais de Alagoas (CNIA) visando à abertura do mercado externo asiático (China, Índia e Coreia do Sul) para a cadeia produtiva local, especialmente o setor de alimentos e bebidas, foi o foco do almoço que a CNIA realizou nesta sexta-feira (28) e do qual participou a deputada estadual Jó Pereira, um dos membros da entidade.

“O intuito desse encontro é também mostrar que Alagoas tem competência produtiva para trabalhar com o mercado externo. Estamos já com 14 empresas do setor de alimentos e bebidas filiadas à Câmara e essa mercadoria local será enviada, acredito que na primeira quinzena de outubro, para a China”, explicou o presidente da CNIA, Luizandré Barreto, acrescentando que os produtos serão enviados em contêiner a um empresário do país asiático, membro da CNIA na China.

“Os produtos serão expostos em uma grande loja, dentro de um shopping, com um pavilhão só de produtos alimentares brasileiros. O local já comercializa mercadorias brasileiras, mas é a primeira vez que receberá um evento realizado por meio de uma instituição para incentivar essa pauta do comércio exterior. O primeiro envio será para China, mas ainda este ano vamos enviar também para a Índia e Coreia do Sul”, detalhou Luizandré.

Durante o encontro, que contou com a presença do cônsul geral da Argentina, Alejandro Lastra, foi apresentada também a Câmara Empresarial Argentina-Alagoas, constituída pela CNIA para estreitar a relação comercial bilateral com o país vizinho.

Frente Parlamentar

“Nesse momento em que enfrentamos grandes desafios é muito bem-vinda essa aproximação de Alagoas com o mercado externo. Precisamos abrir esse caminho e que ações como essa do envio dos produtos alagoanos para o mercado asiático tenham continuidade, para que o estado conquiste definitivamente o mercado internacional”, disse Jó Pereira.

A deputada estadual falou ainda sobre a importância da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, coordenada por ela na Assembleia Legislativa. “Hoje qualquer legislação que interfira no comércio que chega à Assembleia passa por essa Frente, para que possamos encontrar um equilíbrio entre os interesses do Poder Público e do setor produtivo. É esse elo entre empresários e setor público que a gente se propõe a fazer”, afirmou.

Do almoço organizado pela CNIA, participaram também a diretoria da entidade; o presidente da Fecomércio, Gilton Lima e outros integrantes da Federação; o membro da Forbes nos EUA, Rodrigo Shiavo; o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio José dos Santos, além de produtores e empresários.

Pindorama

Na semana passada, em outra reunião da CNIA, Jó Pereira já havia destacado a importância de incentivar e apoiar a cadeia produtiva alagoana sobre como alcançar e aproveitar as potencialidades do mercado externo, por meio de novos arranjos. Na ocasião, a Comissão apresentou o projeto do mercado asiático ao presidente da Pindorama, que abraçou a proposta e mostrou o catálogo de produtos da cooperativa.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Atalaia - AL
Atualizado às 17h24 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
23.4 km/h Vento
64.2% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias