Rádio Atalaia FM
Segunda, 21 de Setembro de 2020
82993138001
ALAGOAS ENVESTIMENTOS

Anúncio do governo vai diversificar turismo na Região Norte de Alagoas

Anúncio do governo vai diversificar turismo na Região Norte de Alagoas

29/08/2020 15h37
7.580
Por: ADMINISTRADOR Fonte: ribunal Hoje
ACESSORIA
ACESSORIA

O anúncio feito algumas semanas atrás pelo governador Renan Filho, de que, num prazo relativamente curto, será iniciada a construção da rodovia que ligará a Barra de Santo Antônio, na Ilha da Croa, até a Barra de Camaragibe, no município de Passo, passando pelos Morros de Camaragibe, deixou gestores e empresários do setor turístico animados. A obra, que contempla, ainda, a construção de uma ponte, vai aproximar ainda mais o Litoral Norte de Maceió. Segundo o governador, a estrada ajudará a diversificar o turismo, trazer visitantes de um mais alto poder aquisitivo e ampliar os investimentos na região.

Como não poderia deixar de ser, gestores municipais e empresários de turismo, seja do ramo hoteleiro, como de receptivos, se animaram bastante com a ideia. Uma das mais entusiastas foi à prefeita Vânia Câmara, do Passo de Camaragibe, município que será altamente beneficiado, já que reúne o maior conjunto de atrativos turísticos da Rota Ecológica, tanto no turismo rural, com suas suaves colinas, tendo inclusive o primeiro e único hotel rural da região; no turismo ecológico, com o histórico passeio pelo Rio Camaragibe; no turismo histórico cultural, com um projeto na sede do município, os Quatro Cantos, onde fica a casa do mestre Aurélio Buarque e no turismo lazer, já que o munícipio tem duas das mais belas praias do litoral, a dos Morros e a do Marceneiro.

A Praia dos Morros, deserta, paradisíaca, cinematográfica e a menos conhecida e explorada de toda a Rota Ecológica, além de ser a mais famosa e bela do município de Passo de Camaragibe, que já conta com uma mínima estrutura de hospedagem, será certamente a mais beneficiada.  Para conhecer esse cenário tem seu preço. O acesso pode ser feito por uma estrada de barro, sem sinalização, partindo da rodovia AL 101, logo depois da Barra de Santo Antônio; pela antiga estrada do Coco, passando pela Ilha da Croa ou pelas estradas dos canaviais, antes do centro da cidade do Passo. Também tem o acesso pela Praia de Barra de Camaragibe onde é feita a travessia de jangada pelo rio do mesmo nome. A maioria dos turistas prefere esse caminho. O esforço é compensado pela paisagem: praia exótica e deserta.

A ponta norte da praia se inicia com o Rio Camaragibe que esbanja algumas paisagens encantadoras. Depois o cenário dá lugar a um imenso coqueiral. Partindo com destino ao sul da praia, o cenário aponta no horizonte as pedras com características vulcânicas, as falésias e os morros que designaram o nome da praia. Vale uma visita à foz do rio Camaragibe. O que o turista irá encontrar é uma paisagem inesquecível.

Mas é sede do município que futuros projetos terão grande potencial de revitalizar o turismo. A restauração da casa do Mestre Aurélio, que se tornará um museu, poderá se tornar ponto obrigatório de visitação turística devido sua importância histórica. A própria área urbana onde está localizada a casa, os Quatro Cantos, onde um prédio histórico está sendo restaurado e vai abrigar um ambicioso projeto cultural.

O Passo de Camaragibe tem em seu patrimônio histórico, com seus casarões, igrejas e imagens, sítios e ruínas, grande valor. A Delegacia Pública; construída em julho de 1964; a Vivenda São José, construída no século XIX; a Casa Dois Leões, construção edificada no século XVIII; o Sobrado Velho, construído no século XVIII; o Sobrado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, construído no século XIX; o Sobrado do Centro, construído no século XVIII; a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, construída em 1700; o Teatro Municipal, que talvez tenha sido fundado antes de 187; a Casa do Mestre Aurélio Buarque de Holanda, uma das construções do século XX e a Ponte Fernandes Lima, ícone da engenharia da arquitetura alagoana construída no início do século XX, vai completar 100 anos em 2021.

*Redação Alagoas Alerta com Tribunal Hoje
Ele1 - Criar site de notícias