Rádio Atalaia FM
Terça, 22 de Setembro de 2020
82993138001
ALAGOAS REFERÊNCIA

PGE autoriza licitação para reforma e ampliação do Hospital Helvio Auto

Hospital será o único na rede pública a ter sistema de pressão negativa

26/08/2020 14h35
7.941
Por: ADMINISTRADOR Fonte: AGENCIA ALAGOAS
ACESSORIA
ACESSORIA
Texto de Ana Paula Tenório

Em despacho publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 21 de agosto, a Procuradoria Geral do Estado aprovou o certame licitatório para a realização das obras de reforma e ampliação do Hospital Escola Dr. Helvio Auto. As obras incluem a ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de sete para dez leitos, a adequação do sistema de climatização, e o insuflamento de ar e exaustão mecânica (pressão negativa) em unidades e consultórios.

A demanda vem sendo tratada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a reitoria da Uncisal e a gerência do Helvio Auto desde o início deste ano. O projeto ganhou força com o advento da pandemia de Covid-19, visto a necessidade de aumento de capacidade da UTI para atender a quantidade de pacientes com doenças infectocontagiosas, além da instalação do sistema de exaustão mecânica de ar (pressão negativa), uma vez que este é o único hospital do estado referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas tanto para a rede pública quanto a privada.

A pressão negativa é uma técnica de isolamento usada em hospitais e centros médicos para prevenir contaminações de um quarto a outro. Ela conta com um sistema de ventilação de alta tecnologia que gera pressão negativa para permitir que o ar flua para dentro da sala de isolamento, mas não escape do quarto. Esta técnica é usada para isolar pacientes com doenças contagiosas por vias aéreas.

Este tipo de exaustão é mantido por um sistema de ventilação que remove mais ar da sala do que permite entrar no recinto. Num quarto com pressão negativa, a direção do fluxo de ar é do exterior do quarto para o interior do quarto. Por isso ele impede que o ar de dentro do quarto escape para o corredor evitando a contaminação do mesmo.

“O aumento dos leitos de UTI, assim como a instalação da pressão negativa, é uma demanda muito antiga do hospital. Ao final da obra, teremos 29 leitos com pressão negativa, o que representa uma vitória muito grande, um ganho inestimável para a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes, assim como uma medida de segurança indispensável para prevenir a contaminação entre os internos e resguardar a saúde de nossos profissionais”, declarou Alceny Pereira, gerente de Gestão Hospitalar do Helvio Auto.

Após algumas visitas técnicas para avaliação do espaço, os engenheiros da Sesau elaboraram o projeto arquitetônico para reforma e o anexaram ao processo. Todo o projeto foi feito de acordo com a orientação técnica da Assessoria de Serviços de Engenharia e Arquitetura da Sesau. O processo segue agora para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) para a conclusão do trâmite processual.

Atalaia - AL
Atualizado às 17h44 - Fonte: Climatempo
26°
Poucas nuvens

Mín. 21° Máx. 29°

27° Sensação
16.5 km/h Vento
75.3% Umidade do ar
90% (5mm) Chance de chuva
Amanhã (23/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol e Chuva
Quinta (24/09)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 28°

Sol e Chuva
Mais lidas
Ele1 - Criar site de notícias