Rádio Atalaia FM
Sexta, 14 de Agosto de 2020
82991770741
ALAGOAS AVANÇO NA SAUDE

Com investimentos do Governo Estadual, HGE dispõe de modernos focos cirúrgicos

Com investimentos do Governo Estadual, HGE dispõe de modernos focos cirúrgicos

26/07/2020 07h33
7.565
Por: ADMINISTRADOR Fonte: AGENCIA ALAGOAS
ACESSORIA
ACESSORIA

Três novos e modernos focos cirúrgicos estão em funcionamento no Hospital Geral do Estado (HGE). O investimento do Governo de Alagoas beneficia todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam de intervenção cirúrgica. Em média, 600 cirurgias são realizadas, por mês, entre urgências e eletivas. Os acidentes, as agressões e as inflamações no apêndice estão entre os casos mais assistidos.

A cabeleireira Maria Paula Dafine Lopes da Silva, de 29 anos, foi uma das primeiras contempladas com os novos dispositivos. Ela relata que chegou há poucos minutos, após o primeiro exame em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Surpresa com a agilidade do médico no HGE, sua expectativa é de que as dores, decorrentes de apendicite, desapareçam.

“Estou me sentindo assim há dois dias. Quando as dores iniciaram, busquei atendimento médico, mas, voltei para casa medicada. Como não tive melhora, a minha alternativa foi pedir ajuda mais uma vez. Logo que cheguei ao HGE, o médico apalpou meu abdômen e solicitou exame de sangue. Com o resultado, fui trazida para o centro cirúrgico”, recordou a cabeleireira, mãe de duas filhas.

Apesar de tensa por estar sendo levada a uma mesa de cirurgia, Maria Paula salientou que está confiante na recuperação. Ela disse que, em outro momento, já precisou dos cuidados da equipe multidisciplinar da Área Vermelha Trauma, devido a um acidente de moto, mas, se restabeleceu e recuperou sua rotina.

Para o gerente do HGE, Paulo Teixeira, as aquisições só melhoram a já qualificada assistência prestada pelos profissionais da unidade. “São equipamentos de alta tecnologia que permitem ao cirurgião ver os tecidos com mais naturalidade e profundidade. Nós temos dez salas para cirurgias no HGE, sendo cinco para urgências e duas delas já contavam com novos aparelhos de iluminação. Agora o Governo de Alagoas realizou o novo investimento e disponibilizou três novos dispositivos, que suprem a nossa necessidade e beneficiam os serviços que prestamos à sociedade alagoana”, argumentou o gerente.

A cirurgiã-geral Amanda Lira Leite confirma a linha de pensamento de Teixeira. Ela acrescenta que os novos equipamentos impactam diretamente no melhor desempenho da equipe durante a intervenção cirúrgica. E as novas lâmpadas de LED geram menor consumo de energia e melhor conforto aos profissionais envolvidos.

“A luz fria protege o tecido do paciente de desidratação e proporciona condições de trabalho ideais para os cirurgiões e auxiliares. Também, com uma melhor visibilidade da nossa intervenção, o paciente é contemplado com uma cirurgia ainda mais segura e com maior chance de ser bem-sucedida”, afirmou a médica.

Segundo o responsável pelo Serviço de Engenharia Clínica, Thomas Santos de Souza, O HGE já foi contemplado com 10 novos focos cirúrgicos. Eles são do modelo SL-300, possuem cúpulas em fibra de vidro com lâmpadas de LED e desenho avançado proporcionando excelente profundidade e concentração de luz no campo operatório.

As movimentações dos equipamentos são feitas através de braços articulados que executam com precisão movimentos como torção, flexão, basculante, vertical e circular através de eixos dotados de rolamentos com movimentos de até 360º. O sistema de emergência mantém o equipamento em funcionamento até 180 minutos, na falha ou queda de energia elétrica”, detalhou.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Ele1 - Criar site de notícias