Rádio Atalaia FM
Sábado, 15 de Agosto de 2020
82991770741
ALAGOAS ALAGOAS

AL será o 1º estado do NE a receber Centro de Acolhimento para pessoas com Covid-19

AL será o 1º estado do NE a receber Centro de Acolhimento para pessoas com Covid-19

17/07/2020 08h17
4.171
Por: ADMINISTRADOR Fonte: *Redação Alagoas Alerta com Assessoria
(Imagem: Assessoria)
(Imagem: Assessoria)

Alagoas será o primeiro estado do Nordeste a receber o Centro de Acolhimento e Isolamento Social (CAIS), voltado a pessoas diagnosticadas com a COVID-19, que precisem de um lugar para cumprir os 14 dias de isolamento. A Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), com o intuito de garantir à população em situação de vulnerabilidade social uma recuperação segura e adequada, fechou parceria público-privada com a Fundação Itaú, no programa Todos pela Saúde, para a implantação do Centro. O gerenciamento do CAIS será do Centro de Estudos e Pesquisas Dr. João Amorim (CEJAM), uma Organização Social sem Fins Lucrativos (OS). A inauguração acontecerá na próxima quinta-feira. (23).

O objetivo do CAIS é abrigar pessoas em situação de vulnerabilidade social, infectadas com o coronavírus, cujo quadro da doença não necessite de internação hospitalar, mas que não tenham condições de fazer um isolamento apropriado em suas residências e se tornem, assim, potenciais vetores de transmissão. O Centro não é um posto de saúde, nem unidade hospitalar. Ele está estruturado para servir como extensão da moradia dos residentes, garantindo a eles atenções e serviços necessários para o cumprimento do período de isolamento. A princípio, o acolhimento será dado às pessoas da capital do estado.

A realização do projeto, totalmente financiado pela Fundação Itaú, no valor de R$ 3 milhões, contou com o apoio da rede de saúde municipal e estadual, do Corpo de Bombeiros e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na cessão da escola, onde será instalado o Centro. O CAIS funcionará inicialmente por 60 dias, mas o prazo poderá ser renovado por mais um mês. Para acesso ao acolhimento, é necessário ter sido diagnosticado com a COVID-19, por meio de testes laboratoriais, possuir autonomia de locomoção e estar em posse da medicação prescrita ao tratamento da doença. O encaminhamento ao abrigo deve ser solicitado na própria rede de saúde. 

O Centro funcionará 24 horas por dia e poderá receber até 156 pessoas, tendo condições de chegar a 500 em sistema de rodízio. A entrada é voluntária e deverá ocorrer preferencialmente no início da quarentena, mas o espaço ficará aberto para qualquer fase do isolamento. O CAIS estará situado na Escola Estadual Dr. Francisco Melo, localizada no Conjunto Moacir Andrade, bairro do Benedito Bentes, em Maceió. Ele já foi instalado nos estados de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Ainda serão inauguradas unidades em Pernambuco, no Ceará, no Piauí e na Paraíba. 

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Ele1 - Criar site de notícias