Rádio Atalaia FM
Sexta, 05 de Junho de 2020
82991770741
ALAGOAS FAKE NEWS

É falso que Governo de Alagoas não fornece Cloroquina a pacientes do SUS

Medicamento está disponível para os pacientes do SUS, mas uso fica a critério do médico; Sesau já distribuiu mais de 270 tratamentos

02/05/2020 18h36
11.220
Por: ADMINISTRADOR Fonte: Agência Alagoas
REPRODUÇAO
REPRODUÇAO

Circula nas redes sociais uma imagem com a informação falsa de que o Governo de Alagoas não está fornecendo o medicamento Hidroxicloroquina para o tratamento de pessoas acometidas pelo novo coronavírus na rede pública do Estado.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que o medicamento está disponível para os pacientes do SUS e que a sua utilização foi instituída pelo Protocolo de Recomendação da Conduta Terapêutica hospitalar dos pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19.

Publicado na portaria Nº. 3.264, de 14 de abril de 2020, o documento considera a utilização dos medicamentos Cloroquina e Hidroxicloroquina, além de outros pontos relevantes para o tratamento da doença no âmbito do SUS, mas é decisão do médico adotar ou não este tratamento.

Conforme a Sesau, a medida é embasada por evidências científicas que apontam um impacto favorável na evolução da doença quando da utilização dos referidos compostos. “Contudo, o Governo do Estado reforça expressamente que fica a critério dos médicos assistentes fazer uso ou não da referida medicação – a portaria regulamenta, mas quem decide a utilização é o médico. Em acréscimo, salienta-se que, como sabido notoriamente, ainda não existe tratamento específico para a Covid-19”, menciona ainda a nota.

Sobre a aplicação dos medicamentos, a Sesau informa que, até a última quinta-feira (30), os fármacos foram distribuídos para 278 tratamentos. A quantidade total disponível no Estado se divide em 4.760 comprimidos de cloroquina, cujo uso atende a até 238 tratamentos, e 27.414 comprimidos de hidroxicloroquina, que podem atender até 4.569 tratamentos.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890.

Ele1 - Criar site de notícias