Rádio Atalaia FM
HIV SAUDE
DENGUE SAUDE
AVANÇO NO ESTADO

Em AL a legalização de empresas nos municípios deve ser impulsionada com o avanço da Redesim

Em AL a legalização de empresas nos municípios deve ser impulsionada com o avanço da Redesim

16/03/2020 07h30
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: *Redação Alagoas Alerta com Assessoria
4.114
 (Imagem: Assessoria)
(Imagem: Assessoria)

Com o intuito de traçar metas e ambicionar novos patamares para o desenvolvimento do ambiente de negócios em Alagoas, representantes da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Alagoas (Sebrae/AL) definiram ações para este ano sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em âmbito municipal e estadual. Entre os focos, estão o trabalho voltado para adaptação da lei da liberdade econômica e o direcionamento para as legislações municipais.

Para o trabalho juntamente às entidades estaduais, foram traçadas três oficinas sobre a lei que entrou em vigor em 20 de setembro do ano passado, além de uma consultoria voltada para um órgão ainda a ser definido a fim de buscar a simplificação de legislação e dos processos para licenciamento empresarial.

Com a lei da liberdade econômica, foram estabelecidas diversas mudanças para abertura de negócios, como o registro automático e a definição de tipos de empresas dispensadas do processo de legalização, o que depende de uma adaptação de secretarias e órgãos.

Para as ações no âmbito municipal, foram definidas dez cidades entre as maiores densidades empresariais que receberão consultorias, além dos habituais workshops e do seminário Alagoas Mais Simples, que reúne servidores que lidam com a Redesim e a sua interface, o Portal Facilita Alagoas.

Sobre o trabalho com os municípios, o gerente da Redesim em Alagoas, Edmundo Lins Filho, confirmou que o constante monitoramento da utilização do portal por parte dos servidores municipais é necessário, porém o foco, agora, deve ser na simplificação da legislação. Dessa forma, o gerente explanou sobre primordialidade dos trabalhos com prefeitos, secretários e procuradores a fim de haver uma maior adaptação aos preceitos de desburocratização e automação apresentados pela Redesim.

Orientando a reunião, a analista da unidade de políticas públicas do Sebrae/AL Camila Nascimento destacou que essas ações seriam um passo importante para ampliar as propostas estabelecidas para o projeto da Redesim em Alagoas, saindo da fase de implantação e manutenção da rede e partindo para mudanças de impacto não antes buscadas, principalmente com o trabalho intenso na consultoria e no foco com as legislações.

Ao fim do encontro, também foram discutidos os números levantados pela Receita Federal em relação ao prazo para abertura de um negócio no estado, desde a pesquisa de viabilidade de nome e local até a autenticação da documentação pela Junta Comercial. Em janeiro, o período médio ficou estabelecido em dois dias e dezoito horas, porém com expectativa de melhora para o decorrer do ano.

Desde o início da implantação da Redesim em Alagoas, Juceal e Sebrae/AL trabalham juntos com o intuito de desburocratizar o ambiente empresarial. Hoje o projeto conta com a integração da Receita Federal, da Secretaria da Fazenda do Estado de Alagoas (Sefaz/AL), do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), da Vigilância Sanitária, do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA), da Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh) e das 102 Prefeituras alagoanas. A reunião aconteceu na última terça-feira (03), sendo promovida na sede do Sebrae/AL, em Maceió.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Atalaia - AL
Atualizado às 19h58
24°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
24°

Sensação

8.8 km/h

Vento

81.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMACIA POPULAR
ALIANÇA
INOVAR
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
PROF LESSO
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
QUINHO DO PORTAO
Banner sessão esportes INOVAR
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs pineiro net