Rádio Atalaia FM
HIV SAUDE
DENGUE SAUDE
MAIS EDUCAÇÃO

Governo de AL treina professores para avaliação de 40 mil estudantes na fluência em leitura

Governo de AL treina professores para avaliação de 40 mil estudantes na fluência em leitura

04/03/2020 15h22
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: alagoasalerta
3.670
ACESSORIA
ACESSORIA

A investida do Estado para alfabetizar as crianças alagoanas na idade certa - até os 7 anos - já resulta em ações concretas. Na terça-feira (03), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) iniciou o treinamento de professores para aplicação da prova do Programa Criança Alfabetizada, que vai avaliar o nível de alfabetização dos estudantes matriculados nos 2° anos do Ensino Fundamental das escolas estaduais e municipais. A avaliação de alfabetização está prevista para o período de 17 a 23 de março.

Participaram da formação, no Cepa, os professores que atuarão como coordenadores estaduais regionais, os quais repassarão o conteúdo aos coordenadores municipais. Farão a Avaliação de Fluência em Leitura  40 mil crianças do 2° ano do Ensino Fundamental. 

O programa visa aprimoraraprendizagens e habilidades para garantir o fortalecimento do Sistema Estadual de Educação, visando novos avanços e qualidade do ensino público no estado.

A supervisora da Estratégia e Avaliação da Seduc, Ivandelma Gabriel, destaca que é a primeira vez que os alunos do 2° ano do Ensino Fundamental terão sua fluência em leitura avaliada. "O objetivo dessa avaliação é observar em quais níveis os alunos das escolas públicas estaduais e municipais se encontram neste momento", frisa.

O programa também contempla alunos da 1ª série do ensino fundamental, mas estes não serão submetidos à avaliação. Os estudantes destas turmas receberão apostilas que serão trabalhadas em sala de aula pelos professores.

O programa 

O Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) Criança Alfabetizada oferecerá assessoria técnica, monitoramento, material de apoio e formações para gestores escolares, coordenadores pedagógicos, articuladores de ensino e professores das redes municipais e estadual que atendem crianças dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Também avaliará os estudantes e oferecerá premiação para escolas. Ao todo, 80 mil crianças serão beneficiadas.

O regime de colaboração tem o apoio da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), além do apoio técnico da Associação Bem Comum, do Instituto Natura e da Fundação Lemann.

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Atalaia - AL
Atualizado às 19h26
24°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
24°

Sensação

9.3 km/h

Vento

79.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMACIA POPULAR
ALIANÇA
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
PROF LESSO
INOVAR
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
QUINHO DO PORTAO
Banner sessão esportes INOVAR
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs pineiro net