Rádio Atalaia FM
HIV SAUDE
DENGUE SAUDE
SESAU

Sesau informa que resultado do exame de paciente com suspeita de coronavírus não tem prazo

Sesau informa que resultado do exame de paciente com suspeita de coronavírus não tem prazo

28/02/2020 18h56Atualizado há 1 mês
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: Redação Alagoas Alerta com Cada Minuto
6.374
 (Imagem: Cada Minuto)
(Imagem: Cada Minuto)

Após Alagoas registrar o primeiro caso suspeito de coronavírus, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, disse que o resultado do exame do paciente ainda não tem prazo [já que depende do Ministério da Saúde], mas que ele acredita que deve ficar pronto na próxima semana. Ayres também afirmou que o Hospital Helvio Auto está preparado para receber pacientes com coronavírus. 

Durante uma coletiva de imprensa no final da manhã desta sexta-feira (28), no Hospital da Mulher,  o secretário disse o coronavírus se assemelha a uma gripe e que é necessário que se tenha “prudência, responsabilidade e dotar os profissionais de saúde para atender bem”.

Enquanto o resultado do exame não sai, o alagoano de 66 anos está em casa e todos os que tiveram contato com ele estão sendo monitorados.

De acordo com Ayres, caso uma pessoa tenha suspeita de de coronavírus de maneira ‘leve’, recomenda-se que ela fique em casa por pelo menos 14 dias. Nos casos mais graves que os pacientes devem ficar em isolamento.

 

“Só quando os pacientes apresentam sintomas mais fortes que eles ficam em isolamento com os equipamentos de proteção necessários”, disse Alexandre.

O secretário afirmou que é importante que as pessoas procurem uma unidade de saúde mais próxima da residência os sintomas apareçam. “Muitas pessoas acabam se medicando em casa e não procuram, só vão em último caso”.

Para isto, Ayres reforçou que o Helvio Auto está pronto para receber casos suspeitos de coronavírus e que os leitos serão ampliados. “A gente tem estruturado esse hospital para atender qualquer caso, independente de coronavírus”.

Vacinação será a saída?

Por enquanto, ainda não se tem tratamento para o coronavírus. A higienização das mãos é o recomendado. Entretanto, o Ministério da Saúde decidiu antecipar a campanha da vacinação para reduzir o impacto nos hospitais.

Para Alexandre, a medida foi importante para “separar o joio do trigo”. “Quem estiver vacinado e permanecer com os sintomas é porque tem chance de estar com coronavírus”, explicou.

Alagoas vai receber turistas e agora?

O secretário enfatizou que não há motivo para pânico. Sobre os navios e aviões que estão vindo para Alagoas, Ayres disse que eles estão sendo monitorados através da Anvisa e da Vigilância em Saúde (CIEVS).

“Todo navio que chegar aqui vai estar com o holofote gigante da rede de atenção. Todos os cidadãos estão sendo monitorados e acompanhados caso apareça qualquer sintoma”, disse.

*Redação Alagoas Alerta com Cada Minuto

Atalaia - AL
Atualizado às 20h20
24°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
24°

Sensação

8.8 km/h

Vento

81.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMACIA POPULAR
ALIANÇA
PROF LESSO
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
INOVAR
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
Banner sessão esportes INOVAR
QUINHO DO PORTAO
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs pineiro net