Rádio Atalaia FM
HIV SAUDE
DENGUE SAUDE
CORONA VIRUS

Coronavírus: 20 pessoas que tiveram contato com suspeito estão sendo monitoradas

Coronavírus: 20 pessoas que tiveram contato com suspeito estão sendo monitoradas

28/02/2020 15h44
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: berth Lins e Ana Carla Vieira | 28/02/20 - 12h39 - Atualizado em 28/02/20 - 12h53
5.316
 Eberth Lins/TNH1
Eberth Lins/TNH1

Eberth Lins/TNH1

Representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) concederam hoje (28) uma entrevista coletiva à imprensa, para falar do primeiro caso suspeito de coronavírus em Alagoas. De acordo com o secretário Alexandre Ayres, 20 pessoas estão sendo monitoradas porque tiveram contato com o paciente suspeito de ter contraído o Covid-19.

O secretário disse ainda que não um prazo para que saia o resultado do exame que comprova a contaminação por coronavírus do paciente alagoano. O exame foi enviado para o laboratório, referência nacional, Adolf Lutz. "A previsão é de que fique pronto até semana que vem, porque há cerca de 150 casos suspeitos em todo o Brasil para análise”, explicou Ayres.

O paciente suspeito é um homem de 66 anos, natural de Maceió e que estava na França.

Segundo o secretário Alexandre Ayres, a Sesau vem, desde do início do ano, discutindo a chegada do vírus e já foi criado um grupo de trabalho. “Não há motivo para alarde ou desestruturação. Estamos tratando de uma nova gripe”, disse o secretário.

 

"Há um fluxo e um plano de contingência estadual, e total condições de receber qualquer paciente que esteja infectado pelo coronavírus", enfatizou o secretário.

Ayres afirmou que não há motivos para correria na compra de álcool em gel e máscaras. "A máscara só protege o paciente infectado. Essa correria só gera alarde. Precisamos estar individualmente higienizados com água e sabão para não transmitir o vírus”, orientou o secretário.

 

Navios e Aviões

Durante a coletiva, o secretário de saúde de Alagoas afirmou que todo navio que atracar em Maceió terá atenção especial do serviço de Vigilância em Saúde. A superintendente de Vigilância em Saúde de Alagoas, Cristina Rocha, disse que será seguido o protocolo da Anvisa e que casos suspeitos já serão anteriormente comunicados à Sesau.

Sintomas e Orientações

O Secretário reforçou que não há tratamento específico para o coronavírus e que o paciente, depois de passar pelo teste, e estando com sintomas leves, será liberado para um isolamento domiciliar de 14 dias. “Só iremos testar pacientes com sintomas. Não dá para confundir gripe comum com o coronavírus” , disse Ayres. 

 

Para os casos de sintomas graves, o isolamento será na UTI, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Waldineia Santos, acrescentou que as pessoas que mantiveram contato com o alagoano suspeito de estar com o coronavírus, devem procurar o serviço de saúde para relatar esse contato.

Qualquer caso suspeito pode ser informado através do telefone 98882-9752. E em caso de sintomas como febre e tosse, deve ser procurada uma unidade de saúde básica. 

Atalaia - AL
Atualizado às 20h31
24°
Muitas nuvens Máxima: 30° - Mínima: 22°
24°

Sensação

8.8 km/h

Vento

81.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMACIA POPULAR
ALIANÇA
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
INOVAR
PROF LESSO
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
QUINHO DO PORTAO
Banner sessão esportes INOVAR
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs pineiro net