Rádio Atalaia FM
ALAGOAS MOTOS
GOVERNO 2020
AVANÇO NO ESTADO

Governo já instalou 101 sistemas de dessalinização em regiões de seca de AL, destaca Renan Filho

Governo já instalou 101 sistemas de dessalinização em regiões de seca de AL, destaca Renan Filho

12/02/2020 11h10
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: alagoasalerta
5.220
REPRODUÇAO
REPRODUÇAO

O governador do Estado, Renan Filho (MDB) destacou, por meio de suas redes sociais, as ações que sua gestão está realizando para levar água própria para o consumo a famílias que moram em regiões de seca e com dificuldade no acesso aos recursos hídricos.  

O gestor ressalta que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), está percorrendo os municípios do Sertão e Agreste alagoano com a Maratona Hídrica. A ação que tem o intuito de levar os benefícios e programas executados pela Semarh aos municípios do Sertão de Alagoas.

“Antes de iniciarmos a gestão, tinham sido entregues 24 sistemas de dessalinização e desde que assumimos foram entregues 101. Vamos em frente!”, postou Renan Filho em sua conta no Instagram.

Iniciativas

Fruto de um planejamento e parceria, o Programa Água Doce (PAD) concluiu, em 2019, a primeira etapa do planejamento do serviço na região semiárida de Alagoas. Ao todo, foram instalados 101 sistemas de dessalinização, em parceria do Governo de Alagoas, por meio da Semarh e Governo Federal, beneficiando com água potável famílias alagoanas que não tinha acesso ao recurso.

Em 2010, a Semarh apresentou um Plano Estadual onde previa a instalação de 101 sistemas até o ano de 2019. Durante esse período,  Alagoas se tornou referência na implementação do PAD, trazendo a atenção de outros estados do Nordeste. Em especial a unidade demonstrativa de Estrela de Alagoas onde hoje além de água doce, os recursos servem para a criação de peixes e plantas para as comunidades do semiárido alagoano.

Apenas em 2019, o Governo de Alagoas levou o programa para 30 municípios, beneficiando mais de 9.200 famílias no Semiárido e Sertão. Agora, com as metas atingidas desta primeira etapa, o próximo passo é a expansão do Programa, que leva o acesso à água potável a locais escassos e de difícil acesso. 

O PAD visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas, incorporando cuidados técnicos, ambientais e sociais na implantação e gestão de sistemas de dessalinização no semiárido brasileiro, levando-se em consideração a característica da presença de sais nas águas subterrâneas desta região.

São instalados sistemas de dessalinização que filtram a água salinizada e transformam 40% do líquido em potável. Um diferencial do Programa é a gestão compartilhada dos sistemas de dessalinização, com participação efetiva das comunidades e representantes dos municípios, estados e governo federal. Em cada comunidade são construídos os “acordos de gestão compartilhada”, instrumentos que definem as responsabilidades das partes na gestão.

*Redação Alagoas Alerta

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários