Rádio Atalaia FM
NOVA GOVERNO BANNER TURISMO TOPO
NOVA GOVERNO BANNER
MAIS EDUCAÇÃO

‘Estamos muito otimistas e queremos ficar entre os 10 melhores’, afirma Luciano Barbosa sobre ranking do Ideb em 2020

‘Estamos muito otimistas e queremos ficar entre os 10 melhores’, afirma Luciano Barbosa sobre ranking do Ideb em 2020

07/12/2019 13h25
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta
7.003
 (Imagem: Valdir Rocha)
(Imagem: Valdir Rocha)

Os avanços no setor de educação em Alagoas conquistados a cada dia, tanto no interior como na capital, são  inegáveis. Isso está acontecendo graças à atenção especial dada pelo Governo Renan Filho ao setor em várias frentes. Em entrevista exclusiva ao Portal Alagoas Alerta, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, disse que está muito otimista e quer ficar entre os 10 melhores Estados no ranking do Ideb em 2020.

Nesta entrevista Luciano Barbosa, cita entre as diversas ações do Governo a instalação das escolas de ensino integral no nível médio. Para 2020, segundo ele, seis escolas que já oferecem o ensino médio integral passarão a oferecer a modalidade também para o ensino fundamental, abrindo matrículas para o 6º ano do ensino fundamental integral.

O gestor também fala sobre o período de inscrição da pré-matrícula se encerra neste sábado (7). Luciano destaca que as equipes da Seduc montaram estandes em dois shoppings de Maceió para auxiliar os pais. As escolas também estão servindo de apoio. Em Maceió, foi ampliada a oferta do ensino fundamental também para atender a demanda. 

Leia na íntegra a entrevista com o vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa, e saiba o que ele está fazendo por Alagoas 

1 – Alagoas Alerta –  O que o Governo de Alagoas tem feito para ampliar a oferta de ensino integral para o ano letivo 2020?

Luciano Barbosa: Para 2020, seis escolas que já oferecem o ensino médio integral passarão a oferecer a modalidade também para o ensino fundamental, abrindo matrículas para o 6º ano do ensino fundamental integral: Professor Eduardo da Mota Trigueiros, no Conjunto Santo Eduardo, em Maceió; Humberto Mendes, de Palmeira dos Índios; Lions Clube, de Arapiraca; Laura Maria Chagas de Assis, de Santana do Ipanema; Watson Clementino de Gusmão Silva, de Delmiro Gouveia e Salete Gusmão de Araújo, no Conjunto Osman Loureiro, em Maceió.

2 – Alagoas Alerta –  O que o senhor pode adiantar de novidade do programa Educação 10 para 2020? Quais as metas?

Luciano Barbosa: O programa Escola 10 é constante, é uma Lei. E em 2020 sai o resultado do IDEB, que mede o trabalho dos últimos dois anos, estamos muito otimistas e queremos ficar entre os 10 melhores.

3 – Alagoas Alerta –  O que o Governo está realizando para dinamizar ainda mais a pré-matrícula de novatos da rede estadual?

Luciano Barbosa: O período de inscrição da pré-matrícula se encerra neste sábado (7). As equipe da Seduc montaram estandes em dois shoppings de Maceió para auxiliar os pais e as escolas também estão servindo de apoio. Em Maceió, ampliamos a oferta do ensino fundamental também para atender a demanda. 

4 – Alagoas Alerta –  Em relação à parte física, quantas escolas foram formadas e quantas construídas para atender a comunidade estudantil em 2020?

Luciano Barbosa: Foram reformadas cerca de 170 escolas e as obras continuam. Estão sendo construídas 7 escolas de 12 salas em Marechal Deodoro, Rio Largo, Campo Alegre,  Senador Rui palmeira, Delmiro Gouveia, São Sebastião e Junqueiro. E tem mais uma escola indígena em palmeira dos Índios.

5 – Alagoas Alerta –  Por fim quais as novidades sobre as olimpídas escolares, jogos escolares e mostras de robótica para 2020? O que o senhor poderia destacar destas atividades este ano de 2019?

Luciano Barbosa: Em 2019, acabou de sair o resultado, tivemos o melhor desempenho da rede estadual na Olimpíada de Matemática - OBMEP. e na Olímpiada de Língua Portuguesa também tivemos uma excelente participação. Este ano também fizemos parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) e desta forma os estudantes da Feceal já são clasificados para participarem desta importante feira em São Paulo.

*Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários