Rádio Atalaia FM
PLATAFORMA CHOP
NOVA GOVERNO BANNER
NOVA GOVERNO BANNER TURISMO TOPO
VIDA NAS GROTAS

Vida Nova nas Grotas beneficia mais de 300 famílias no Antares

Vida Nova nas Grotas beneficia mais de 300 famílias no Antares

30/11/2019 11h42Atualizado há 2 semanas
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: Agência Alagoas
4.135
 Márcio Ferreira/Agência Alagoas
Márcio Ferreira/Agência Alagoas

Márcio Ferreira/Agência Alagoas

O colorido das casas refletia a alegria das mais de 300 famílias moradoras da Grota Antares, na parte alta de Maceió. A comunidade recebeu as obras do Programa Vida Nova nas Grotas, inauguradas neste sábado (30) pelo governador Renan Filho e os secretários de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, e da Infraestrutura, Maurício Quintella.

Já são 26 obras entregues e 27 outras com benfeitorias em execução, completando 53 grotas atendidas pelo programa, que leva políticas públicas de habitação, saúde, educação, cultura e geração de emprego e renda onde antes o Estado sequer pisava os pés.

“O programa Vida Nova nas Grotas é forte porque é verdadeiro, porque melhora, decisivamente, a vida das pessoas. São investimentos do Estado que chegam a lugares onde nunca tinham chegado. Cerca de 800 pessoas trabalham nesse programa, o que também ajuda na geração de emprego e no dinamismo da nossa economia”, observou Renan Filho.

A comunidade foi contemplada com cerca de 340 metros de escadarias e mais de 900 metros de corrimão que vão viabilizar a mobilidade urbana na grota. Além disso, foram implantados mais de 180 metros de canaletas e 180 metros de muros de contenção, que garantem mais segurança aos moradores, principalmente em períodos chuvosos.

 

Para Maria Tereza da Silva, 73 anos, mais conhecida como dona “Terezinha”, o Vida Nova das Grotas é definido numa só palavra: sossego. “Antes dessas obras, a situação nossa aqui era terrível, porque quando chovia a gente não tinha sossego, não podia nem dormir. A água quando caía na porta da cozinha era um desespero só. Hoje, a grota tá um paraíso, um sossego”, contou Terezinha.

Segundo o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, a meta do programa é chegar a todas as grotas de Maceió, onde vivem mais de 200 mil pessoas. “Esse é um programa de inclusão social, de sorriso no rosto das pessoas. Hoje, chegamos a 52 grotas, mas já atendemos mais da metade da população que mora nessas localidades, porque iniciamos o programa pelas comunidades mais populosas. Ao final da gestão, todas as 100 grotas de Maceió serão atendidas e estamos ampliando cada vez o programa, inclusive com a construção de parques lineares para dar opções de lazer a esses cidadãos”, informou Mosart Amaral.

As benfeitorias do Vida Nova nas Grotas não se espraiam apenas pelas calçadas, ruas, becos, vielas; elas adentram as casas dos moradores, levando melhorias estruturais às moradias das pessoas que mais precisam.

“O Vida Nova nas Grotas tem duas vertentes: uma é tocada pela Setrand (Secretaria do Transporte e Desenvolvimento Urbano), que é a recuperação estrutural das grotas; e a outra - tocada pela Seinfra (Secretaria de Infraestrutura) - que é a parte da recuperação das casas em situação de risco. Ou seja, vamos cuidar também da porta da casa do cidadão para dentro. A Grota do Antares já tem 70 moradias com obras licitadas, que serão iniciadas até o final do ano, quando teremos 1800 unidades habitacionais com serviços licitados para realizar melhorias estruturais nesses imóveis”, revelou Maurício Quintella.

 

ONU

Desenvolvido pelo Governo de Alagoas, em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), o Vida Nova nas Grotas foi um dos vencedores do concurso Governarte: A Arte do Bom Governo – Prêmio Eduardo Campos concedido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A cerimônia pública de premiação aconteceu durante a Reunião Anual da Rede de Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (GEALC), realizada nos dias 2 e 3 de outubro, em Buenos Aires, na Argentina. Com sede em Washington, nos Estados Unidos, o BID é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo.

Participaram, ainda, da solenidade na Grota Antares: os secretários de Estado da Comunicação, Enio Lins; da Ciência, Tecnologia e Inovação, Cecília Rocha; da Assistência Social, João Lessa; o vereador por Maceió, Francisco Sales; o deputado estadual Sílvio Camelo; o coordenador do programa Vida Nova nas Grotas, Nery Almeida; dentre outras autoridades.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários