Rádio Atalaia FM
NOVA GOVERNO BANNER
NOVA GOVERNO BANNER TURISMO TOPO
AVANÇO NO ESTADO

Alagoas avança no Centelha da Inovação

Alagoas avança no Centelha da Inovação

25/11/2019 19h49
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: CADAMINUTO
5.109
REPRODUÇAO
REPRODUÇAO

O terceiro boletim dos resultados parciais do Programa Centelha da Inovação em Alagoas indica números muito interessantes e animadores de sua execução no estado.

Um primeiro aspecto e muito importante, é que existe uma grande participação de projetos de empreendedorismo inovador com ideias abordando a temática das tecnologias sociais (36%). Nada mais apropriado para um estado onde os níveis de pobreza ainda são elevados e existem muitos problemas nesse quesito.

Por outro lado, temas como automação (10%), tecnologias da informação e telecomunicações (8%), design (7%), biotecnologia e genética (6%), química e materiais (5%) e internet das coisas, eletroeletrônica, realidade virtual e inteligência artificial e machine learning (4%), apontam para uma estrutura potencial de desenvolvimento de empresas de base tecnológica que, no longo prazo, se dentro de um planejamento estratégico e políticas públicas contínuas de fomento com base em resultados, pode contribuir para transformar a face estrutural de nossa economia.

As soluções propostas podem ser aplicadas à várias áreas como social (68%), saúde e bem estar (54%), comércio e varejo (41%), educação (34%), economia criativa (33%), tecnologias da informação e comunicação (30%), economia do turismo, gastronomia, evento e lazer (28%) etc.

As ideias estão brotando de várias regiões do estado. Até o momento, os projetos submetidos alcançam 20% do total do território estadual em termos de distribuição por municípios. Maceió e Arapiraca concentram boa parte dos projetos submetidos.

Quando se observa o número de ideias submetidas somado ao total de projetos iniciados no portal, passamos de uma abrangência de 20 para 36 municípios. Isso é bastante significativo, pois mais de um terço do estado de alagoas tem participado do Programa Centelha da Inovação Alagoas.

Praticamente todas as instituições de ensino superior do estado estão participando. Além da apresentação do programa, oficinas de capacitação etc. estimulam seus estudantes e professores participar formulando, preparando e submetendo boas e criativas ideias no Programa. Isso tem promovido uma concorrência e competição muito salutar entre elas.

Claro que a Universidade Federal de Alagoas pelo seu tamanho e número de estudantes e cursos de graduação e pós-graduação, apresentou o maior número de ideias até o momento, 37 projetos com 73 sendo ainda recunhados, oriundos dos seus 5 campi universitários. A UFAL pode superar 100 projetos ao final do prazo de submissão.

Mas o que importa mesmo é perceber que 12 instituições de ensino superior do estado, de um total de 29, estão envolvidas, especialmente as principais e maiores. Das 4 universidades públicas um terço dos projetos estão saindo.  

Mais da metade das ideias criativas não foram vinculadas a qualquer tipo de instituição, o que demonstra um enorme potencial do Programa em atingir um público que é empreendedor sem necessariamente está cursando ou trabalhando numa instituição de ensino.

Nesse sentido, se evidencia fortemente a característica democrática do Centelha da Inovação, atingindo estudantes, professores, pesquisadores, microempresários, trabalhadores etc., ou seja, qualquer cidadão que se enquadre nas regras do edital.

Os dados atualizados em 23 de novembro apontam a evolução do Programa Centelha da Inovação. No país já são 12.295 projetos de empreendimento inovador submetidos, envolvendo quase 30.000 pessoas trabalhando em equipe. Em Alagoas os números não param de crescer e temos 211 ideias submetidas, envolvendo 381 pessoas trabalhando em equipe, e 489 projetos já iniciados.

Então, a expectativa, por baixo, é que tenhamos mais de 600 projetos que tentarão alcançar 57 mil reais em subvenção econômica e uma bolsa de 2.000 reais por seis meses para que cada coordenador dos 28 projetos selecionados possa se dedicar exclusivamente à sua execução.

Se você ficou interessado, tem uma ideia que pode virar um empreendimento inovador, que lhe permita criar uma empresa criativa, acesse www.programacentelha.com.br/al cadastre-se, confira o edital e comece a escrever seu projeto. As submissões vão até o dia 02 de dezembro de 2019.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Atalaia - AL
Atualizado às 23h27
24°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
24°

Sensação

15 km/h

Vento

86%

Umidade

Fonte: Climatempo
ALIANÇA
FARMACIA POPULAR
PROF LESSO
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
test
INOVAR
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
QUINHO DO PORTAO
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
Banner sessão esportes INOVAR
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs pineiro net