Rádio Atalaia FM
NOVA GOVERNO BANNER TURISMO TOPO
NOVA GOVERNO BANNER
Avanço na saúde

Renan Filho recebe o ministro da Saúde para lançamento do programa de informatização do SUS

Renan Filho recebe o ministro da Saúde para lançamento do programa de informatização do SUS

11/11/2019 10h54
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: Alagoas Alerta
926
Reprodução
Reprodução
  • Social
  •  
  • Social
  •  
  • Social
 
 
ALAGOAS

Renan Filho recebe o ministro da Saúde para lançamento do programa de informatização do SUS

 

Renan Filho recebe o ministro da Saúde para lançamento do programa de informatização do SUS

(Imagem: Reprodução )

O governador Renan Filho recebe, nesta segunda-feira (11), no Palácio República dos Palmares, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. Na ocasião, o ministro lança o programa de informatização do Sistema Único de Saúde (SUS), que inicia sua implementação pelo estado de Alagoas. A solenidade será realizada no auditório Aqualtune.

O Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde (PIUBS) promoverá a implantação do Prontuário Eletrônico em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), por meio de solução que contemple os serviços de conectividade, disponibilização de hardware e software, manutenção de equipamentos de Tecnologia da Informação (TI), treinamento dos profissionais de saúde e suporte técnico contínuo.

No Brasil, a gestão da saúde vem, progressivamente, incorporando novas tecnologias de informação e comunicação em prol da melhoria da qualidade da saúde da população. Entretanto ainda são observadas grande desorganização e centralização das informações relacionadas aos prontuários clínicos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que, em muitos municípios, ficam concentradas nas unidades de saúde onde foram realizados os atendimentos. Essa realidade, além de aumentar a burocracia e a perda de tempo, tanto para os usuários quanto para os profissionais, promove o uso ineficiente dos escassos recursos financeiros do sistema, ocasionando, por exemplo, repetições desnecessárias de exames laboratoriais já realizados, erros de diagnósticos, retrabalhos diversos etc.

A implantação da estratégia e-Saúde no Brasil, com a adoção de prontuário eletrônico acessível como modelo de informação para registro das ações de saúde na atenção básica (AB), depende primordialmente da informatização das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para envio e recebimento de dados ao repositório do Registro Eletrônico de Saúde (RES).

*Redação Alagoas Alerta com Assessoria

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Atalaia - AL
Atualizado às 23h27
24°
Muitas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 22°
24°

Sensação

15 km/h

Vento

86%

Umidade

Fonte: Climatempo
ALIANÇA
FARMACIA POPULAR
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
PROF LESSO
test
INOVAR
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
Banner sessão esportes INOVAR
QUINHO DO PORTAO
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs pineiro net