Rádio Atalaia FM
ALAGOAS MOTOS
ARAPIRACA DA SORTE
ALAGOAS MOTOS
NOVA GOVERNO BANNER
EXCLUSIVO

No Governo Renan Filho a cultura alagoana recebeu mais investimentos, destaca Mellina Freitas

No Governo Renan Filho a cultura alagoana recebeu mais investimentos, destaca Mellina Freitas

04/11/2019 11h45
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta
3.625
EXCLUSIVO
EXCLUSIVO

Em entrevista exclusiva concedida ao portal Alagoas Alerta , a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas, destacou que desde o início da gestão do governador Renan Filho, a cultura alagoana tem ganhado mais impulso através dos investimentos do Governo de Alagoas e um olhar especial voltado para o fortalecimento do setor.

Segundo a secretária, somente em editais, o Governo já investiu mais de R$ 9 milhões, democratizando o acesso aos recursos públicos e incentivando a produção cultural. Ela ressalta que o Estado também passou a ser, efetivamente, realizador da Feira Literária de Marechal Deodoro, Festival de Cinema de Penedo, Festivais de coco de roda, bumba-meu-boi, música, dança, entre outros projetos que alavancam as artes de Alagoas.

Mellina afirma ainda que a Secult está levando a cultura alagoana para outros estados, com o Circuito Criativo de Alagoas, que está com a sua primeira edição acontecendo em Jundiaí. “Não podemos esquecer também dos nossos equipamentos culturais, museus e bibliotecas, que ganharam uma dinâmica maior, se aproximando cada vez mais da sociedade, bem como o Centro de Belas Artes, que proporciona cursos de artes gratuitos para quase mil alunos”.

Leia na íntegra a entrevista exclusiva com a secretária, Mellina Freitas, e saiba o que ela está fazendo pela cultura alagoana

1 - Alagoas Alerta - Quais projetos e obras a senhorita destacaria em termos de avanço para o Estado de Alagoas neste período como secretária?

Mellina Freitas: O planejamento da Secretaria de Estado da Cultura traça ações estratégicas visando apoio e orientação aos coletivos artístico-culturais e municípios alagoanos, para o desenvolvimento de suas potencialidades culturais, no sentido de promover atividades que fomentem os diversos segmentos da arte. Destacaria a implantação da Lei de Incentivo à Cultura, o lançamento de editais e os projetos socioculturais realizados nas bases e grotas como ações que impulsionaram um grande avanço para a cultura alagoana.

2 - Alagoas Alerta -     Sabemos que o desemprego é uma mácula em várias capitais brasileiras. O que a senhorita tem feito para o Estado de Alagoas avançar na geração de emprego e renda?

Mellina Freitas: A cultura é uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico. A cultura faz parte da cadeira produtiva que gera muito emprego e renda. Para isso, temos proporcionado diversas oficinas culturais que vão do artesanato ao audiovisual, sempre visando capacitar nossos agentes culturais. Além de promovermos festivais e exposições, oportunizando a formação de novas plateias e fomentando nossos artistas.

3 - Alagoas Alerta -     Quais ações e obras o Governo do Estado tem realizado no setor de Cultura de Alagoas?

Mellina Freitas: Desde o início da gestão do governador Renan Filho, a cultura alagoana tem ganhado mais impulso através dos investimentos do Governo de Alagoas e um olhar especial voltado para o fortalecimento do setor. Somente em editais, já investimos mais de R$ 9 milhões, democratizando o acesso aos recursos públicos e incentivando a produção cultural. Também passamos a ser, efetivamente, realizadores da Feira Literária de Marechal Deodoro, Festival de Cinema de Penedo, Festivais de coco de roda, bumba-meu-boi, música, dança, entre outros projetos que alavancam as nossa artes. Estamos levando a cultura alagoana para outros estado, com o Circuito Criativo de Alagoas, que está com a sua primeira edição acontecendo em Jundiaí. Não podemos esquecer também dos nossos equipamentos culturais, museus e bibliotecas, que ganharam uma dinâmica maior, se aproximando cada vez mais da sociedade, bem como o Centro de Belas Artes, que proporciona cursos de artes gratuitos para quase mil alunos.

4 - Alagoas Alerta - Sobre as eleições de 2020, quais os planos para o Estado de Alagoas?

Mellina Freitas: Alagoas tem avançado muito em áreas importantes como saúde, educação e segurança. Recentemente, lançamos o movimento “Todos Por Piranhas”, no município sertanejo, visando debater com a comunidade as principais demandas. Meu irmão, Tiago Freitas, é o coordenador desse projeto, e com o apoio do deputado Inácio Loiola, estamos percorrendo os bairros e assentamentos para ouvir as perspectivas da nossa gente Piranhense. Quando fui prefeita, a cidade avançou e ganhou dimensões nacionais, a cultura e o comércio pulsava, tínhamos prosperidade. Hoje vemos uma cidade que parou no tempo. Por isso mobilizamos um grupo forte, unido, visando melhorias para toda população.

5 - Alagoas Alerta -     Por fim, o que o povo de Alagoas deve esperar da secretária Mellina Torres Freitas?

Mellina Freitas: Uma gestão à frente da pasta da cultura cada vez mais ética, transparente e próxima, seguindo os pilares do governador Renan Filho. Sempre aberta ao diálogo e à construção conjunta das ações culturais.

*Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários