Rádio Atalaia FM
ALAGOAS MOTOS
ARAPIRACA DA SORTE
ALAGOAS MOTOS
NOVA GOVERNO BANNER
MAIS SAUDE

Renan Filho inaugura nesta sexta (1°) a UPA do Jacintinho para reforçar assistência à população

Renan Filho inaugura nesta sexta (1°) a UPA do Jacintinho para reforçar assistência à população

02/11/2019 13h50
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas
3.291
AVANÇO NA SAUDE
AVANÇO NA SAUDE

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, inauguram, nesta sexta-feira (1º de novembro), às 10 horas, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jacintinho, em Maceió. Localizada no Ladeirão do Óleo, a estimativa é de que o equipamento beneficie 162.401 habitantes do bairro e de localidades do entorno, reforçando a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.

A nova UPA foi construída com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), da ordem de R$ 5 milhões, e terá capacidade para atender 10.500 usuários por mês, sendo 350 por dia. A implantação faz parte da política do Governo de Alagoas de investir na construção de novas unidades de saúde, beneficiando a população alagoana atendida pelo SUS.

Unidade de Pronto Atendimento do Jacintinho será inaugurada nesta sexta (1º) com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência (Carla Cleto)

“A construção da UPA do Jacintinho faz parte do maior conjunto de investimentos em saúde pública da história de Alagoas, feito com recursos próprios, e que contempla, ainda, a implantação de cinco hospitais, um deles já entregue e em funcionando, que é o Hospital da Mulher. Nos próximos meses, vamos inaugurar o Metropolitano, em Maceió, e seguir com o calendário de entrega dos regionais do Norte, em Porto Calvo; da Mata, em União dos Palmares; e do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia; cada um deles com 123 leitos”, citou Renan Filho.

A UPA do Jacintinho é do tipo III e vai funcionar 24 horas, assegurando atendimento intermediário entre a Atenção Básica e Média e Alta Complexidade. A unidade possui 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência, além de dispor das especialidades de pediatria, clínica geral, ortopedia e odontologia, divididas em seis consultórios médicos.

Unidade de Pronto Atendimento do Jacintinho será inaugurada nesta sexta (1º) com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência (Carla Cleto)

Serão ofertados à população os serviços de classificação de risco, sala de nebulização, sala de gesso, laboratório, exames de raios-x e eletrocardiograma. Até o final deste ano, o Governo de Alagoas vai entregar a UPA do Tabuleiro, que foi construída no prédio do antigo Ambulatório 24 Horas Assis Chateaubriand.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, Alagoas está vivenciando um momento de reestruturação da rede hospitalar e ampliação dos atendimentos.

Unidade de Pronto Atendimento do Jacintinho será inaugurada nesta sexta (1º) com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência (Carla Cleto)

“Inauguramos o Hospital da Mulher, que está em pleno funcionamento. E, pouco mais de 30 dias após a entrega do hospital, iremos entregar a UPA do Jacintinho. O Governo de Alagoas investe para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. Somente esta UPA vai beneficiar mais de 162 mil pessoas”, destacou.

Jacintinho – O bairro do Jacintinho está inserido no 5° Distrito de Saúde e possui uma população de 86.514 habitantes. No bairro, existem duas unidades da rede estadual de saúde, o Ambulatório 24 horas João Fireman (que será desativado e seus funcionários irão atuar na UPA do Jacintinho) e o Módulo Odontológico Raimundo Marinho.

A UPA do Jacintinho também beneficiará os moradores do Feitosa, Barro Duro, São Jorge e Serraria. Os serviços também são extensivos aos moradores do I e VIII Distritos de Saúde, que são Ipioca, Pescaria, Riacho Doce, Garça Torta, Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas.

*Redação Alagoas Alerta com Agência Alagoas

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários