Rádio Atalaia FM
ALAGOAS MOTOS
ALAGOAS MOTOS
ARAPIRACA DA SORTE
NOVA GOVERNO BANNER
AVANÇO NO ESTADO

Secretário destaca ações do Governo de AL na assistência e desenvolvimento social

Secretário destaca ações do Governo de AL na assistência e desenvolvimento social

24/10/2019 15h03
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: Agência Alagoas
2.594
AVANÇOS ALAGOAS
AVANÇOS ALAGOAS

 

Em entrevista exclusiva ao portal Alagoas Alerta, o secretário de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, João  Lessa, elencou uma série de ações executadas pelo Governo de Alagoas por meio da pasta que ele dirige. Entre elas, processo da Lei do Sistema Único de Assistência Social  (Suas), que estava aguardando encaminhamento para o Gabinete Civil há muitos anos.

João Barros Lessa também ressaltou o “Seades+Perto de Você” que tem levado todas as superintendências para os municípios do interior, com um formato repaginado, proporcionando mais informação aos gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social sobre os programas como Cadùnico, Bolsa Família, Criança Feliz, CRAS, CREAS, fomentos, INSS Digital, Tarifa Social, entre outros.  “Destaco ainda a liberação dos financiamentos de CRAS e CREAS. Em que muitos municípios estavam sem receber seus recursos desde 2016”, frisou.

Leia na íntegra a entrevista com o secretário João Lessa e saiba o que ela está fazendo por Alagoas

1 - Alagoas Alerta - Quais projetos e obras o senhor destacaria em termos de avanço para o Estado de Alagoas neste período como secretário?

João Lessa - Foram vários que eu poderia destacar. O primeiro deles é o processo da Lei do Sistema Único de Assistência Social  (Suas), que estava aguardando encaminhamento para o Gabinete Civil há muitos anos. Recentemente, conseguimos aqui pela Seades, com que o processo, não só fosse para o GC, mas que seguisse para a Assembléia Legislativa. Estamos apenas aguardando a votação pelos parlamentares. Outro projeto muito importante foi o “Seades+Perto de Você” que tem levado todas as nossas superintendências para os municípios do interior, com um formato repaginado, proporcionando mais informação aos gestores e técnicos do Sistema Único de Assistência Social sobre os nossos programas como Cadùnico, Bolsa Família, Criança Feliz, CRAS, CREAS, fomentos, INSS Digital, Tarifa Social, entre outros.  Destaco ainda a liberação dos co financiamentos de CRAS e CREAS. Em que muitos municípios estavam sem receber seus recursos desde 2016, a implantação do SEI – Sistema Eletrônico de Informações, que por incrível que pareça, já tinha sido implantado nas outras secretarias, mas, quando assumi a Seades nós não tínhamos. Hoje, o SEI foi 100% implantado, otimizando todos os nossos processos. 

2 - Alagoas Alerta -     Sabemos que o desemprego é uma mácula em várias capitais brasileiras. O que o senhor tem feito para o Estado de Alagoas avançar na geração de emprego e renda?

João Lessa - Por meio da Seades, procuramos incentivar a manutenção de projetos que tenham esse perfil. Um deles é a Associação Aroeira, que fica em Piaçabuçu. Lá centenas de famílias, fazem parte do projeto que planta e colhe a pimenta Rosa. Hoje, produto de exportação. Com recursos do Fecoep, conseguimos injetar mais de R$ 270 mil reais para que a Associação pudesse ampliar suas instalações agregando ainda mais pessoas e produtos no período de entre safra da pimenta.

Outro projeto que posso elencar é o da Associação Nosso Lar, no Vergel. Uma instituição que atende a pessoas em completa vulnerabilidade social, e que vão contar também com recursos para a construção de uma escola em tempo integral. Serão mais de 600 pessoas beneficiadas.

3 - Alagoas Alerta -     Quais ações e obras o Governo do Estado tem realizado de essencial no setor de Assistência e Desenvolvimento Social?

João  Lessa - Nosso foco são os complexos nutricionais que estão em fase de estudo e posteriormente deverão oferecer alimentação para centenas de pessoas.

4 - Alagoas Alerta - Sobre as eleições de 2020, quais os planos para o Estado de Alagoas?   

João  Lessa - Continuar avançando, para que mais pessoas sejam beneficiadas pelos projetos. E este posso destacar, o Tarifa Social. Uma vez que durante minha gestão na Seades, pude identificar que mais de 200 mil famílias ainda não recebem o benefício de desconto oferecido pelo Governo federal. Estamos trabalhando em parceria com a Equatorial Energia, para que essas famílias sejam cadastradas e possam ter mais economia em casa. E economia significa mais dinheiro circulando nos municípios e o incremento de milhões de reais a mais para serem reinvestidos em outros projetos assistenciais.        

5 - Alagoas Alerta -     Por fim, o que o povo de Alagoas deve esperar do secretário João Emanuel Barros Lessa?

João  Lessa - Alagoas pode esperar, ainda mais trabalho e dedicação. E comprometimento com a implantação dos projetos sociais que hoje, garantem o sustento de milhares de pessoas em todo o estado de Alagoas. Continuaremos com nossas capacitações e treinamentos para que os técnicos dos municípios possam atender a um público cada vez maior.

*Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários