Rádio Atalaia FM
ALAGOAS MOTOS
ALAGOAS MOTOS
NOVA GOVERNO BANNER
AVANÇO NA ECONOMIA

Governo de AL atua com diversas ações para garantir equilíbrio fiscal, afirma George Santoro

Governo de AL atua com diversas ações para garantir equilíbrio fiscal, afirma George Santoro

16/10/2019 14h14
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: *Redação Alagoas Alerta
4.146
AVANÇO NA ECONOMIA
AVANÇO NA ECONOMIA

Em entrevista exclusiva ao portal Alagoas Alerta, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, disse que o Governo de Alagoas tem realizado ações para manter o para o equilíbrio das finanças do Estado. Nesse sentido, o secretário destaca que o Estado fez uma ótima renegociação da dívida. Segundo ele, o Governo tem trabalhado a gestão dos passivos, a fim de reduzi-los.

"Tanto é assim que Alagoas tinha um comprometimento de 170% da sua receita corrente líquida com dívidas e hoje esse valor caiu para menos de 80%, uma redução muito expressiva, maior que 50%.  Além disso, fizemos um ajuste nas contas públicas do Estado e temos um bom controle das despesas de pessoal, o que permitirá ter solidez fiscal durante um período muito grande de tempo”, ressalta Santoro.

O secretário afirma também que o Estado avançou bem na melhoria dos benefícios fiscais a fim de atrair novas empresas. Ele destacou, por exemplo, a redução do ICMS do querosene para aviação que está proporcionando ao Estado um aumento no fluxo de turismo ao baratear o custo de transporte aéreo para Alagoas. “São medidas importantes que estão ajudando na retomada do emprego”, frisou.

No setor da cana de açúcar, cita ainda o secretário, o governo de Alagoas fez um ajuste no benefício anterior, melhorando-o e este ano já percebeu-se bons resultados dessa ação, como a melhora na produtividade do setor sucroalcooleiro. “Temos uma previsão de que a produção seja elevada em mais de 30%, ou em torno disso, nessa safra, o que fará o estado manter e melhorar a quantidade de empregos também nesse setor”, assinalou. 

 

Sobre o ajuste das contas públicas, o secretário disse que o Estado saiu de um déficit financeiro de R$ 800 milhões e hoje tem um superavitário, com as contas saudáveis. “Saímos de um Rating D para B do Tesouro Nacional. Também fomos um dos estados avaliados com a melhor solidez fiscal do Brasil em 2018, pela CLP e, acredito também, que seremos bem avaliados novamente esse ano. Com isso, o Estado pôde ter recursos próprios para fazer investimentos e isso representa entre 7% a 10% da sua receita corrente líquida o que é muito importante para alavancar o desenvolvimento econômico”, revelou ele.

*Redação Alagoas Alerta

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários