Rádio Atalaia FM
ALAGOAS MOTOS
ALAGOAS MOTOS
NOVA GOVERNO BANNER
AVANÇO NA ECONOMIA

George Santoro ressalta que com ajuste das contas e solidez fiscal AL pôde investir em setores essenciais

George Santoro ressalta que com ajuste das contas e solidez fiscal AL pôde investir em setores essenciais

14/10/2019 09h01
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: Agência Alagoas
3.618
AVANÇOS ALAGOAS
AVANÇOS ALAGOAS

Em entrevista exclusiva ao portal Alagoas Alerta, o secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, disse que com o ajuste das contas públicas e solidez fiscal o Estado pôde ter recursos próprios para fazer investimentos na área social como a construção de hospitais. Ele cita ainda a área de segurança pública com a construção das Cisps; além melhoria da frota, reforma dos batalhões. Aponta também a reforma de uma boa parte das escolas da rede estadual.

Santoro ressalta que o Estado saiu de um déficit financeiro de R$ 800 milhões e hoje tem um superavitário, com as contas saudáveis. “Saímos de um Rating D para B do Tesouro Nacional. Também fomos um dos estados avaliados com a melhor solidez fiscal do Brasil em 2018, pela CLP e, acredito também, que seremos bem avaliados novamente esse ano. Com isso, o Estado pôde ter recursos próprios para fazer investimentos e isso representa entre 7% a 10% da sua receita corrente líquida o que é muito importante para alavancar o desenvolvimento econômico”, frisou.

O secretário também fala sobre as ações que o Governo do Estado tem realizado para garantir o equilíbrio das finanças de Alagoas. “Ele destaca que o Estado fez uma ótima renegociação da dívida. Temos trabalhado a gestão dos passivos, a fim de reduzi-los. “Tanto é assim que Alagoas tinha um comprometimento de 170% da sua receita corrente líquida com dívidas e hoje esse valor caiu para menos de 80%, uma redução muito expressiva, maior que 50%”, assinala.

 Leia na íntegra a entrevista com o secretário George Santoro e saiba o que ele pensa e faz por Alagoas

  1. Alagoas Alerta - Quais as ações e projetos o senhor destacaria em termos de avanço para o Estado de Alagoas neste período como secretário?

George Santoro: O principal destaque nos avanços feitos em Alagoas foi o ajuste das contas públicas. O Estado saiu de um déficit financeiro de R$ 800 milhões e hoje temos um superavitário, com as contas saudáveis. Saímos de um Rating D para B do Tesouro Nacional. Também fomos um dos estados avaliados com a melhor solidez fiscal do Brasil em 2018, pela CLP e, acredito também, que seremos bem avaliados novamente esse ano. Com isso, o Estado pôde ter recursos próprios para fazer investimentos e isso representa entre 7% a 10% da sua receita corrente líquida o que é muito importante para alavancar o desenvolvimento econômico. Como resultado, pudemos realizar investimentos na área social como a construção de hospitais; na área de segurança pública com a construção das Cisps; além melhoria da frota e reforma dos batalhões. E uma boa parte das escolas também foram reformadas.

  1. Alagoas Alerta - Quais as ações o Governo do Estado tem realizado para o equilíbrio das finanças de Alagoas?

George Santoro: Para começar, o Estado fez uma ótima renegociação da dívida. Temos trabalhado a gestão dos passivos, a fim de reduzi-los. Tanto é assim que Alagoas tinha um comprometimento de 170% da sua receita corrente líquida com dívidas e hoje esse valor caiu para menos de 80%, uma redução muito expressiva, maior que 50%. Além disso, fizemos um ajuste nas contas públicas do Estado e temos um bom controle das despesas de pessoal, o que permitirá ter solidez fiscal durante um período muito grande de tempo.

  1. Alagoas Alerta - Sabemos que o desemprego é uma mácula em várias capitais brasileiras. O que o senhor tem feito para o Estado de Alagoas avançar na geração de emprego e renda?

George Santoro: Esse não é um problema exclusivo do Brasil, mas vivenciado em todo mundo. A economia está mudando, empregos tradicionais estão perdendo a relevância e novos modelos estão surgindo. Parte disso também é uma informalização do trabalho que tem acontecido não só aqui em Alagoas, mas no Brasil todo, e isso é um grande desafio. O Estado avançou bem na melhoria dos benefícios fiscais a fim de atrair novas empresas. Posso destacar, por exemplo, a redução do ICMS do querosene para aviação que está proporcionando ao Estado um aumento no fluxo de turismo ao baratear o custo de transporte aéreo para Alagoas. São medidas importantes que estão ajudando na retomada do emprego. No setor da cana de açúcar fizemos um ajuste no benefício anterior, melhorando-o e este ano já percebemos resultados dessa ação, como a melhora na produtividade do setor sucroalcooleiro. Temos uma previsão de que a produção seja elevada em mais de 30%, ou em torno disso, nessa safra, o que fará o estado manter e melhorar a quantidade de empregos também nesse setor. 

  1. Alagoas Alerta - Sobre as eleições de 2020, quais os planos para o Estado de Alagoas?

George Santoro: Como Secretário da Fazenda, seguirei trabalhando focado na agenda fiscal de Alagoas, trabalhando pelo Estado para que novos avanços sejam alcançados, beneficiando a sociedade.

  1. Alagoas Alerta - Por fim, o que o povo de Alagoas deve esperar do secretário George Santoro para os próximos anos?

George Santoro: O povo alagoano pode esperar o mesmo comprometimento, dedicação e trabalho dos anos anteriores. Alagoas me recebeu de braços abertos e tenho retribuindo tudo isso com ações que modifiquem a realidade desse estado. Seguiremos exercendo nossa função pela melhoria da vida de todos.

*Marcos Jorge Santos/Alagoas Alerta

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários