Rádio Atalaia FM
PLATAFORMA CHOP
DOAÇAO DE ORGAO GOV NOVO
GOVERNO PRESENTE

Detran beneficia mais de 600 alagoanos com serviços no primeiro dia do Governo Presente

Detran beneficia mais de 600 alagoanos com serviços no primeiro dia do Governo Presente

05/10/2019 16h06
Por: ADMINISTRADOR
Fonte: Agência Alagoas
3.583
(Imagem: Lays Peixoto)
(Imagem: Lays Peixoto)

Atendimento ao público, exame prático de direção veicular para as categorias A-D e ações educativas para crianças e jovens. Esses foram os serviços que o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) promoveu nesta quinta-feira (4), primeiro dia da 10ª edição do Governo Presente.

Servidores da autarquia lotados na 5ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Arapiraca, atenderam 364 cidadãos que buscaram o posto de atendimento para realizar diversos procedimentos das áreas de habilitação, veículos, infrações, entre outras.

Marilucia Osório, de 34 anos, é servidora municipal e foi até a 5ª Ciretran para concluir o processo de primeira habilitação nas categorias A e B. Segundo ela, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será útil em todas as atividades do dia.

1º dia da 10ª edição do Governo Presente (Foto: Lays Peixoto)

“Quando precisamos nos deslocar, precisamos do marido, de um amigo ou do transporte público. Já quando você tem habilitação e está regularizado, vai pra qualquer lugar e anda sem medo de ser pego por dirigir sem habilitação e ter problemas com a lei”, explica.

Ela ressalta o sentimento de alívio por conseguir o documento após ser aprovada nos exames prático e teórico, e diz que não teve problemas com os trâmites burocráticos do Detran. “É uma sensação de dever cumprido, graças a Deus eu consegui. Foi tudo muito organizado com o processo das senhas, não tem tumulto e sempre fui muito bem atendida nas vezes que cheguei aqui”, conta.

Habilitação

No primeiro dia de Governo Presente também foi possível encontrar candidatos que tinham acabado de ser aprovados no teste prático.  Assim como Marilucia, a Gabryele Brito, vendedora de 22 anos, estava alegre ao saber que iria conseguir a CNH após passar no exame prático logo na primeira tentativa.

“Vou usar para o trabalho e para o dia a dia, já tenho a carteira para moto e vim tirar para carro também. É ótimo que a gente possa fazer o exame prático aqui em Arapiraca porque economizamos tempo e dinheiro sem precisar ir até Maceió”, afirma.

1º dia da 10ª edição do Governo Presente (Foto: Lays Peixoto)

E na expectativa para a aprovação estava o Cícero Aluísio, de 45 anos, que aguardava o horário do seu exame prático para a categoria D, específica para conduzir veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros cuja lotação exceda a oito lugares, além do motorista. Ele conta que é funcionário de uma empresa e pretende, futuramente, utilizar a habilitação para ser caminhoneiro.

Ao todo, foram realizados 90 exames práticos de direção veicular na categoria B, 20 na categoria D e 2 na C. Estão previstos mais 85 na categoria A e 90 na B até o fim da 10ª edição do Governo Presente.

Educação

O Detran de Alagoas também levou ações para incentivar a mudança de comportamento no trânsito desde cedo. Através do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), a autarquia promoveu uma roda de conversa com quiz de trânsito para alunos da Escola Estadual José Aprígio Brandão Vilela, com o tema “No trânsito, o sentido é a vida”, slogan da campanha Maio Amarelo 2019.

1º dia da 10ª edição do Governo Presente (Foto: Lays Peixoto)

O evento ocorreu no Planetário Casa da Ciência, em Arapiraca, e contemplou cerca de 50 estudantes. Já no município de Campo Alegre, outros 150 alunos participaram de uma ação educativa. Dessa vez com a equipe de Educação para o Trânsito do Detran, crianças da Creche Jaci Vieira deram os primeiros passos na construção de um trânsito mais seguro e responsável.

As atividades da autarquia seguirão nos dias 4 e 5 de outubro. De acordo com o diretor-presidente, Adrualdo Catão, o órgão se destaca por levar diferentes serviços à população. “Oferecemos atendimento diversificado sobre todas as áreas da nossa competência e não esquecemos de realizar atividades educativas, que também é essencial. Nossa equipe do PSVM e educação para o trânsito aproveitou o Governo Presente para intensificar as ações educativas direcionadas aos motociclistas”, apontou o gestor.(Imagem: Lays Peixoto)

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários