Rádio Atalaia FM
ALAGOAS MOTOS
ALAGOAS MOTOS
radio
ECONOMIA

Governo Federal estuda a possibilidade de instalar uma usina nuclear em Alagoas

O Brasil possui duas usinas em operação (Angra 1 e 2) que respondem por cerca de 1,1% da geração nacional de eletricidade

03/09/2019 13h41
Por: ADMINISTRADOR
9
ECONOMIA
ECONOMIA

Um plano de ampliação do parque nuclear do Brasil deve ser anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL), até o fim deste ano e uma planta em Alagoas foi sondada pela Eletronuclear, assim como em mais cinco estados localizados no Nordeste e Sudeste.

A intenção seria viabilizar a conclusão de Angra 3, em parceria com a iniciativa privada, e, com isso, construir oito novas usinas no País, dentre as quais, Alagoas estaria entre as localidades pretendidas.

Para levar o plano nuclear adiante, a Eletronuclear já prospectou mais de 20 locais no Norte e Nordeste. Foram consideradas plantas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

A ideia é passar dos atuais 4 gigawatt de capacidade instalada de geração nuclear para cerca de 8 gigawatt até 2050. Junto com o aumento da capacidade de geração elétrica de térmicas movidas a gás, as duas fontes deverão responder pela maior parte do crescimento da oferta nas próximas décadas.

Hoje, o Brasil possui duas usinas em operação (Angra 1 e 2) que respondem por cerca de 1,1% da geração nacional de eletricidade.

Esse movimento de expansão da matriz nuclear ocorre na contramão de nações como Japão e Alemanha, que estão desativando usinas depois do acidente de Fukushima, em 2011. A Alemanha já anunciou que desligará seu parque até 2022.

Segundo a Folha, quatro grupos estão na disputa por Angra 3: Rosatom (Rússia), China National Nuclear Corporation (China), EDF (França) e Westinghouse (EUA). Vencerá, portanto, o grupo que tiver maior capacidade de financiamento para arcar com as obras bilionárias. A estimativa é que, para ser concluída, devem ser exigidos US$ 3,8 bilhões, com a finalidade de ela gerar energia em 2026.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Atalaia - AL
Atualizado às 18h34
21°
Muitas nuvens Máxima: 27° - Mínima: 20°
21°

Sensação

10.8 km/h

Vento

82%

Umidade

Fonte: Climatempo
FARMACIA POPULAR
Anúncio arranha-céu MF INFORMATICA
PROF LESSO
Municípios
Banner sessão política
Últimas notícias
QUINHO DO PORTAO
SEGURO
Banner sessão esportes INOVAR
Banner abaixo sessão esportes IMPERIO
Mais lidas
Banner sessão entretenimento
Banner ao lado dos blogs WEBE FIBE